Hoje fui no McDonalds e ganhei cupons da tal Promoção Monopoly.

Basicamente a promoção é assim: A maioria dos produtos vêm com cupons que você na hora descobre se valem alguma coisa. "Até" 1 em cada 4 cupons vêm imediatamente premiado (onde você troca por um sorvete, ou outros brindes pequenos), alguns vêm sem nada, e alguns vêm com um código e referem-se a um determinado prêmio.

Você pega os cupons e já sai achando que é sortudo "Se eu achar outro deste aqui ganharemos uma viagem pra Argentina". Ou "com outros dois deste vou ganhar um Nissan".

A primeira coisa que pensei foi em criar um site de "pregão", pras pessoas trocarem seus selos entre si. Agora a noite fui pesquisar e descobri que já há paginas no Facebook (e fora) para estas trocas.

Pesquisando na Wikipedia entendi melhor a promoção, e notei que até nos USA essa promoção foi fraudada por 5 anos seguidos. (IMAGINA NO BRASIL como será). Ainda pesquisando em blogs americanos, entendi as reais chances de alguém ganhar.

A matemática é assim:

  • Pra ganhar um prêmio, você não vai usar os selos iguais (mesmo código), mas sim selos sequenciais.
    Ex: Se tiver 3 selos "700 - viagem para argentina", você não ganha.
    Precisa achar o 700, o 701 e o 702. (os números são fictícios, mas a lógica é essa).
  • O 700 vai ser impresso a rodo. Ou seja, todo mundo vai achar que é sortudo
  • O 701 vai ser impresso mais raramente. Aí você acha (ou troca com alguém), e pensa que realmente é muito sortudo.
  • O 702 é praticamente impossível de achar. Não vou citar números, um blogueiro americano calculou que a chance é menos de 1 em 100 milhões, ou seja, bem mais difícil do que a mega sena.

Sobre os pregões de troca, a lógica de porquê não funciona é simples também:

  • Se alguém está no pregão com um ticket premiado, rapidamente ela vai descobrir que o ticket que ela tem está sendo disputado por DEZENAS de pessoas, logo ela vai descobrir que é mais fácil ELA arranjar os tickets comuns e completar sua sequencia.
  • Logo, quem está lá oferecendo cupons só vai oferecer cupons comuns.

A única chance de você se dar bem em um pregão desses, é achar alguém que realmente é muito sortudo (aquele que achou 1 cupom raro que só ocorre 1 a cada vários milhões), e é totalmente distraído e botou o seu cupom pra vender ou trocar.

Melhor do que entrar em pregão, é você caçar os tickets na lixeira do restaurante, ou pedir para as pessoas das mesas ao lado caso antes delas jogarem fora suas bandejas.

Como já dizem por aí, "There is no free lunch". E no McDonalds não seria diferente.

PS: Tendo explicado tudo isso, quero avisar que sou muito sortudo, e com apenas 2 pacotes de batatas fritas eu e minha esposa ganhamos uma viagem para Argentina e uma para o Chile. O problema agora é decidir qual delas que vamos usar, pois as duas são na mesma data !! (Eu não podia perder a piada..)

PPS: Segundo li um usuário do Facebook comentando, os selos raros são estes:
703 - Smart Phone;
704 - PS3;
708 - Tablet;
710 - Notebook;
714 - TV;
717 - carro;
721 - Viagem pro Chile;
723 - Viagem pra Argentina.

Não posso garantir, mas pelo que olhei rapidamente esses números são realmente os mais procurados. Se você achar um desses números, meus parabéns, e não seja besta de trocar ou vender, a não ser que você venda por um valor próximo do valor do prêmio.